1 de dezembro de 2011

Agradecimentos



Era Sábado, 19 de Novembro. A maioria das pessoas de casa estava viajando, e eu aproveitei a oportunidade de paz e calmaria para ir à sala. Eu sentei no sofá e comecei a conversar com Ele. A prova seria no dia seguinte, e com ela, a pressão de um resultado rápido e minha primeira prova de vestibular num curto prazo – já que o resultado sairia dali a uma semana, ao contrário das outras provas de vestibular seletivo que venho fazendo há dois anos.
Antes que pensem que eu pedi apenas por pedir, saibam que antes de mais nada, eu ponderei todos os meus erros e pecados. Minhas ofensas, desrespeitos e deslizes familiares e religiosos. Coloquei na balança minhas más atitudes e só então pedi. Mas, eu não pedi para passar no vestibular; não pedi a vitória e o fervor da comemoração. O que eu pedi – e não vou revelar, por uma simples questão de privacidade – foi algo que remete diretamente ao ponto mais fraco da minha personalidade. Também fiz questão de ressaltar o quanto colocaria meu desempenho a serviço da vontade de Deus, e que, seja lá qual fosse o resultado, caberia somente a Ele. Afinal, eu sabia e sempre soube, lá no fundo, que Ele sabe o melhor a ser feito. Pedi que meus colegas, amigos e concorrentes fizessem uma boa prova; pedi que ele proporcionasse tranqüilidade e discernimento a todos eles, e que se alguém tivesse que passar no meu lugar e se saísse bem melhor que eu, então que assim fosse feito.
Devo confessar que minha prova não foi das melhores. Meu desempenho não foi bom. Isso me desanimou bastante e me deixou com a certeza de que não passaria no vestibular. Os dias que se seguiram foram os piores – eu sequer sei descrevê-los. Então o grande dia chegou: 25 de Novembro de 2011, Sexta-Feira. Eu ouvi meu nome no listão e mal acreditei. Comemorei com os amigos e comecei a tremer de nervoso. Recebi a ligação eufórica de alegria dos parentes e as mensagens de vitória do melhor amigo – parecia mais um sonho.
O post é sobre os agradecimentos e não sobre como tudo ocorreu no dia. Portanto, aqui vai:
Primeiramente, volto a frisar meu forte agradecimento a Deus, que ouviu minhas sinceras preces e me concedeu aquilo que eu tanto desejei. Não foi a festa ou a vitória o grande pedido, mas a convicção de que eu podia – e consegui – fazer aquilo que tanto clamei no dia anterior à festa. Coincidência ou não; destino ou acaso, as coisas de fato aconteceram e foi a Ele quem destinei meus mais fortes e gratos agradecimentos. Há alguns meses Deus não era nada para mim, mas de repente eu decidi acreditar – graças a uma pessoa que eu amo com todas as minhas forças, aquela que amoleceu meu coração cético e ateu pouco a pouco – e pôr fé num Deus bondoso. Graças a esse acontecimento, minha vida passou a tranqüilizar, meus ânimos acalmaram e enfim pude me sentir mais leve e crédulo numa força superior capaz de me oferecer apoio nas horas de escuridão.
Não precisei mudar de religião ou de igreja. Precisei apenas acreditar em Deus. Só. Por isso meus agradecimentos vão, primeiramente, a Ele.
Em segundo lugar, devo agradecer à presença dos parentes, amigos e conhecidos que estiveram comigo desde o início. Aqueles que depositaram fé na minha capacidade; os que sempre me chamaram de nerd – um no estilo vagabundo, devo acrescentar; aqueles que me pedem cola e aqueles que rezaram por mim. No momento que ouvi meu nome no listão, no momento que todos vocês souberam e vieram comemorar tal vitória; telefonaram e lembraram de mim... Foi isso que me deixou feliz. A presença de vocês – física ou não. A total construção da minha felicidade nesse dia, foi exatamente tudo isto. Estiveram comigo, do início ao fim – até mesmo aquelas pessoas que eu jamais imaginava que recordariam ou dariam ênfase à minha vitória.
Por último e não tão menos importante, está toda a família Sophos. Os professores que passaram a mim e aos meus colegas toda a base, os conhecimentos e experiências que utilizamos na hora das provas. A coordenação, nos repassando valores e a auto-estima, dando-nos a convicção do quanto somos capazes; do porteiro ao diretor; o pessoal da cantina às faxineiras. Não há como olhar para a minha vitória no vestibular e não lembrar de todos vocês. Muito obrigado.
Finalizando esse agradecimento, devo ressaltar que esta foi apenas a primeira batalha – ou, como eu vejo, um pequeno e rápido teste objetivando meus maiores e supremos objetivos: as universidades públicas (UEPA, UFPA e UFRA). Peço novamente a Deus que ilumine neste caminho, e realize o mesmo pedido – voltando a frisar: não revelarei qual foi - que eu fiz na véspera do vestibular da UNAMA. Por isso, espero que Ele dê força e capacidade a todos meus colegas, amigos e concorrentes, porque ambos têm sonhos e objetivos tão importantes quanto os meus.

Um comentário:

  1. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
    Mt 11,28

    ResponderExcluir