6 de janeiro de 2012

I Got a Bulletproof Heart


You got a hollow point smile
É assim que começo o ano: com um coração à prova de balas? Não rs. Bem que deveria, seria bem legal, mas não vai ser assim. Dedico o nome desse post aos meus planos e esperanças, relembrando e cantando o trecho dessa música que, brevemente, tatuarei no braço esquerdo. É.
Antes que muitos me critiquem pelo fato de ser fã de My Chemical Romance, dizendo abobrinhas como “eles são emo”, “tu és emo”, direi por alto o quanto essa música é linda. Cantando sobre esperança e sobre o quanto você não deve se importar com as coisas fúteis da vida. Eu jamais vou saber descrever perfeitamente o significado dela, porque é o tipo de melodia e letra que devem ser ouvidas e sentidas. Nada mais que isso.
Por muito tempo eu a escutei. Em momentos de extrema alegria eu dava o play para comemorar, e, em momentos de tristeza e solidão, eu dava o play para procurar um estímulo. Ouvi-la era a única centelha de harmonia, tranqüilidade e esperança que acendia dentro de mim. Bulletproof Heart. Nem mesmo a gravidade importa. Nada vai me prender ao chão ou me puxá-lo para ele se meus objetivos ascendem aos céus e almejam as alturas (Gravity don't mean too much to me). É esse o verdadeiro significado que a música tem pra mim: de que não há limites, de que eu (ou qualquer um) pode alcançar aquilo que deseja, mesmo em sonhos, pensamentos ou ações. Ser feliz, mesmo que na própria imaginação, te torna alguém puramente esperançoso e te alavanca para as metas. É a luz que brilha dentro de você, iluminando a escuridão que existe aqui fora, no seu coração e no resto do mundo (Hold your heart into this darkness. Will it ever be the light to shine you out).
Não estou plagiando os trechos. Tudo o que faço são minhas próprias analogias e interpretações, tomando como base o significado das partes mais importantes da música.
E... Porra, eu não sei mais o que escrever. Há tanto tempo eu planejava escrever coisas bonitas e profundas sobre Bulletproof Heart, mas me dou conta que isso vai ser impossível. Como eu disse antes, a música foi escrita para se sentir. E é o que venho fazendo por longos meses (desde que o Danger Days vazou para download, na verdade). Cantando, chorando e sentindo o coração apertar, me dizendo que não importa o tamanho do buraco onde eu esteja atolado, sempre haverá uma força maior que vai me tirar de lá, seja ela vinda de um fator externo ou de mim mesmo. Me faz pensar o quanto eu ainda sou forte para agüentar algumas porradas. Me dá forças quando sinto vergonha ao olhar no espelho. Me faz ter a certeza de que ainda posso ser alguém importante, capaz de mudar talvez não o mundo inteiro, mas pelo menos a vida de alguém. Mudar para melhor.
E, acima de tudo, me mostra que eu posso ser eu mesmo, da forma como eu nasci para ser: bobo, idiota, meloso, dramático, poeta, escritor fajuto, apaixonado, infantil... Fã de My Chemical Romance. Porque foi isso o que eles me ensinaram bem antes de Bulletproof Heart ser lançada: foda-se o mundo; cague para o que as pessoas dizem; siga seus sonhos mais sinistros, tortuosos e ingênuos; seja você mesmo, sempre (I'm who I've got to be). Ame quem deve amar, salve quem deva ser salvo e mesmo aqueles que não; seja benevolente, massacre com a vingança; seja misericordioso, mas tenha consigo um punhado de maldade nas mãos, caso contrário não sobreviverá. É isso o que todos precisamos para sermos nós mesmos. Afinal, ser verdadeiro exige alguns sacrifícios. Não tenha medo. Chore e sorria. Cante agora e fique deprimido daqui a cinco minutos.
Porque, meus amigos, esta é a vida: feita para ser vivida. Em seus mínimos e preciosos detalhes.
Obrigado e comecem 2012 com o pé direito. Mas, se for pra começar com o esquerdo... Bem, haverá sempre um novo dia amanhã, e aí você pode trocar o lado do pé.  
Por fim, é assim que começo esse derradeiro ano. Com a certeza de que nada nem ninguém vai me derrubar totalmente. Com a certeza de que por fora eu posso fraquejar, mas minhas ações e meu espírito se perpetuarão em algum lugar – ou alguém - por onde passei na vida. Eu sobreviverei sempre. Esse, ah esse sim, é o meu legado.
Esses porcos estão depois de mim. Depois de você.

3 comentários:

  1. INCRIVEL, INCRIVEL!
    Olha sou mcrmy e bulletproof heart é a musica que eu menos gosto, mas as coisas que você falou fizeram com que uma magia envolvesse essa musica e me fizesse realmente parar pra ouvi-la (escutei ela milhões de vezes, mas nunca realmente a escutei com o coração).
    Você é a primeira pessoa que conseguiu expor em palavras tão harmoniosas e tão certas o que o mcr ensinou para você. E eu concordo plenamente com tudo que você escreveu. Ah você foi realmente foda, essa é a melhor palavra pra se usar sobre seu texto.
    Parabéns Felipe, adorei seu blog. Primeira vez de muitas que visitarei aqui =)
    xoxo Letícia Santos.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Letícia! Agora vc já pode amar Bulletproof haha. Olha aí, não mudei o mundo, mas mudei alguma coisa pra melhor. Obrigado de novo e volta sempre!

    ResponderExcluir
  3. Achei q so eu gosta se do novo cd deles, rs, mas vejo q nao. Realmente as musicas deles sao pra qualquer momento. :D. By. Luana. M

    ResponderExcluir